fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

MMA reforça investimento no combate ao desmatamento no Acre com apoio do Projeto Floresta+ Amazônia

Encontro marcou a entrega de equipamentos e recursos para fortalecer a gestão ambiental

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) promoveu, ontem (11), em Rio Branco (AC) a entrega de equipamentos e recursos voltados ao fortalecimento do controle do desmatamento, do combate a incêndios florestais e da regularização ambiental nos municípios de Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.O evento aconteceu no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e contou com a presença do diretor de Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, Marcelo Trevisan; do secretário do Meio Ambiente do Acre, Leonardo das Neves Carvalho; do superintendente do Incra no estado, Márcio Rodrigo Alecio; representantes do MMA, prefeitos, secretários municipais, autoridades locais e parceiros institucionais.

A ação integra o Programa União com Municípios (UcM), coordenado pelo MMA, com apoio estratégico do Projeto Floresta+ Amazônia, que vem desempenhando papel fundamental no financiamento e na implementação das iniciativas. A parceria se estende ainda ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e ao Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

O investimento totaliza cerca de R$ 4 milhões, sendo aproximadamente R$ 700 mil destinados a cada município. Os recursos permitem a criação e estruturação dos Escritórios Municipais de Governança e Monitoramento do Desmatamento e a aquisição de softwares, equipamentos de georreferenciamento, drones, motocicletas, embarcações e veículos utilitários.

Esse esforço conjunto amplia a capacidade técnica e institucional das prefeituras, garantindo melhores condições para planejar, monitorar e agir em seus territórios, prevenindo e combatendo desmatamentos e incêndios florestais.

Segundo o diretor de Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, Marcelo Trevisan, a ação reforça a integração entre o MMA e municípios. “A entrega desses equipamentos é um passo concreto para apoiar os municípios acreanos na linha de frente da proteção da Amazônia. O Programa União com Municípios garante estrutura e capacidade técnica, promovendo soluções que unem desenvolvimento sustentável e conservação da floresta”.

O Projeto Floresta+ Amazônia tem sido peça-chave na implementação do UcM, apoiando financeiramente e tecnicamente as ações de descentralização da gestão ambiental. A iniciativa fortalece a presença da política pública federal nos territórios e viabiliza soluções inovadoras para conciliar proteção florestal e desenvolvimento local sustentável.

Workshop proporcionou alinhamento e troca de experiências entre municípios acreanos

Workshop – No período da tarde, o MMA, com o apoio direto do Projeto Floresta+ Amazônia, promoveu um workshop de alinhamento com os municípios acreanos. O encontro reuniu gestores, técnicos e prestadores de serviços para tratar de temas essenciais, como: Regularização ambiental e fundiária; Recuperação de áreas degradadas com foco em vegetação nativa; Assistência técnica produtiva à agricultura familiar; Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Integração de políticas públicas para sustentabilidade.

A atividade teve a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), do Incra/AC, da Secretaria do Meio Ambiente do Acre, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Crea/AC) e de outras instituições colaboradoras.

Translate »