fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

Nova oportunidade de habilitação de instituições interessadas em atuar como parceiras de comunidades na implementação de projetos locais do Projeto Floresta+ Amazônia 

As instituições da sociedade civil organizada podem se inscrever, até 31 de janeiro de 2023, em edital que habilitará organizações para implementar projetos da modalidade Floresta+ Comunidades, do Projeto Floresta+ Amazônia. Após a seleção no edital, elas estarão aptas a trabalharem em propostas detalhadas de iniciativas locais em conjunto e com a anuência dos povos indígenas e dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia Legal.  

As organizações interessadas precisam comprovar experiência prévia na implementação de projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, capacidade de gestão de recursos, além de apresentar a documentação exigida, conforme o edital. Para inscrever sua organização e ter acesso aos detalhes desta chamada, clique aqui. 

Ao serem habilitadas como parceiras de implementação, as organizações farão parte de um cadastro do Floresta+ Amazônia e poderão estabelecer parcerias com os povos indígenas e povos e comunidades tradicionais para detalhar as ideias de projeto selecionadas e classificadas no ranking publicado pelo projeto.

O trabalho a ser desenvolvido pelas organizações parceiras deverá guiar-se pelos princípios da coletividade e participação, de modo a garantir que os interesses das comunidades beneficiárias sejam colocados em primeiro plano.   

O Floresta+ Comunidades tem como objetivo apoiar a implementação de projetos que visem o fortalecimento da gestão ambiental e territorial nos territórios coletivos de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais. Assim, serão apoiadas iniciativas de conservação ambiental, recuperação de áreas degradadas, produção agroecológica, fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade amazônica e vigilância e proteção territorial.

Dúvidas sobre o edital podem ser enviadas para os e-mails: licitacoes.jof@undp.org e florestamaisamazonia@undp.org

Acesse o edital e tenha mais informações e detalhes sobre o projeto, clicando aqui.

Sobre o projeto – O Projeto Floresta+ Amazônia, parceria entre Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Com foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, até 2026 a iniciativa reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais, apoiará projetos de povos indígenas e de povos e comunidades tradicionais e ações de inovação com o foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto funciona por meio de quatro modalidades: Floresta+ Conservação; Floresta+ Recuperação; Floresta+ Comunidades; Floresta+ Inovação.   

Translate »