fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

Edital de Instituições Parceiras do Floresta+Comunidades prorroga prazo para 28/02

Organizações interessadas precisam comprovar experiência prévia na implementação de projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal

O prazo para as inscrições no edital Instituições Parceiras da Modalidade Comunidades do Projeto Floresta+ Amazônia – SDI Nº 02/2022 foi prorrogado para o dia 28/02. As organizações da sociedade civil parceiras e associações representativas dos povos indígenas e tradicionais da Amazônia Legal poderão se habilitar para atuarem na implementação de projetos locais de fortalecimento de gestão ambiental e territorial na região.

As organizações interessadas precisam comprovar experiência prévia na implementação de projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, capacidade de gestão de recursos e de prestação de contas, além de apresentar a documentação exigida, conforme o edital.

Para se inscrever, cada instituição deve enviar os formulários juntamente com documentações indicadas no edital para o e-mail licitacoes.jof@undp.org .

De acordo com a assessora técnica do Projeto Floresta+ Amazônia, Mariana Machado, as organizações que atenderem aos critérios serão consideradas habilitadas e formarão um cadastro para poder, na próxima etapa de seleção dos projetos locais, estabelecer parcerias com os povos indígenas e povos e comunidades tradicionais detalhando as ideias de projeto selecionadas e classificadas no ranking publicado. “O trabalho que será desenvolvido pelas organizações parceiras deverá ter como princípios a coletividade e participação, de modo a garantir que os interesses das comunidades beneficiárias sejam colocados em primeiro plano”, explicou Mariana.

Esta iniciativa faz parte do Floresta+ Comunidades, uma das modalidades do Floresta+ Amazônia, e tem como objetivo apoiar a implementação de projetos que visem o fortalecimento da gestão ambiental e territorial nos territórios coletivos de povos indígenas e povos e comunidades tradicionais. Assim, serão apoiadas iniciativas de conservação ambiental, recuperação de áreas degradadas, produção agroecológica, fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade amazônica, além de vigilância e proteção territorial.

Sobre o Projeto – O Projeto Floresta+ Amazônia parceria entre Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Com foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, até 2026 a iniciativa reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais, apoiará projetos de povos indígenas e de povos e comunidades tradicionais e ações de inovação com o foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto funciona por meio de quatro modalidades: Floresta+ Conservação; Floresta+ Recuperação; Floresta+ Comunidades; Floresta+ Inovação.   

Acesse aqui as informações completas sobre o edital.

Dúvidas sobre o edital podem ser enviadas para os e-mails: 

licitacoes.jof@undp.org e florestamaisamazonia@undp.org

Translate »