fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

Projeto Floresta + Amazônia participa da Expo Amazônia 2022

A equipe do Projeto Floresta+Amazônia participa do maior evento de economia digital e bioeconomia da Amazônia, a Expo Amazônia Bio&Tic 2022. Os (as) representantes do projeto vão divulgar a modalidade Floresta+ Inovação, que prevê o fomento e a consolidação do mercado de pagamento por serviços ambientais e economia da floresta em pé por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras. A Expo acontece de 30 de junho a 02 de julho, no Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus.

A abertura do evento contará com a presença da coordenadora do Projeto Floresta+ Amazônia,  Andrea Bolzon, que, a convite da Expo, representará o PNUD  – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ela apresenta a palestra “Amazônia e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”.

Integrantes da equipe do projeto, a assessora técnica Fernanda Coelho e a analista Vitória Faoro, ambas do PNUD, atuarão com mentoras no hackathonAmazon Hacka Bio Amazonia – com a temática de Bioeconomia, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para o fortalecimento de cadeias produtivas amazônicas.. As integrantes do projeto, incluindo analistas ambientais do Ministério do Meio Ambiente, vão aproveitar a oportunidade para divulgar a modalidade de Inovação e realizar a articulação com atores do ecossistema de inovação da Amazônia.  A participação da equipe também subsidiará o desenvolvimento dos hackathons do próprio projeto.

Modalidade Floresta+ Inovação

O objetivo da modalidade é fomentar a criação e a consolidação do mercado de serviços ambientais por meio do desenvolvimento de soluções e empreendimentos, contribuindo assim para a conservação, a recuperação e o uso sustentável da vegetação nativa e para a geração de renda para os provedores de serviços ambientais.

Podem participar as empresas empreendedoras, com foco em inovação e em modelos de negócios escaláveis e replicáveis (Startups); as cooperativas e as associações de produtores e de extrativistas; as  instituições de pesquisa e inovação privadas e públicas (ONGs/OSCs), com foco em inovação.

O primeiro edital de Ideação foi finalizado com a contratação do consórcio Wylinka + Idesam. Para o segundo semestre será lançado um edital para selecionar instituições para os programas de originação, incubação e aceleração.

A ExpoAmazônia 2022

A ExpoAmazônia 2022 tem como objetivo discutir, integrar e consolidar os Polos de Bioeconomia da região Amazônica e alavancar os Polo Digitais na região, como duas matrizes econômicas viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e desenvolvimento econômico e social dos povos da Amazônia.

O evento é realizado pela Associação do Polo Digital do Amazonas (APDM), Governo do Amazonas  por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Centro de Biotecnologia (CBA) e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas aqui.  

Translate »