fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

MMA e PNUD lançam edital para selecionar ideias de projetos locais  

Até o dia 26 de maio, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais que residem na Amazônia Legal podem apresentar ideias de projetos para fortalecer a gestão ambiental de territórios coletivos.  O edital faz parte da implementação do Floresta+ Comunidades, criada no âmbito do Projeto Floresta+ Amazônia. O Projeto Floresta+ Amazônia é implementado por meio de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o PNUD, com recursos do Fundo Verde para o Clima. 

As ideias de projetos devem ser elaboradas envolvendo toda a comunidade, incluindo mulheres, homens, jovens e anciãs(ãos). Os temas a serem apoiados são: conservação ambiental, recuperação de áreas degradadas, produção agroecológica, fortalecimento das cadeias de produtos da bioeconomia amazônica e vigilância e proteção territorial.  

O PNUD receberá as ideias de projetos por e-mail, por correio ou postos locais do Projeto Floresta+ Amazônia até o dia 26 de maio de 2022. Depois desse prazo será feita a avaliação das ideias de projetos por um Comitê Técnico de Avaliação. As ideias de projetos selecionadas deverão ser detalhadas pelas comunidades, que poderão se associar a uma organização parceira de implementação. É importante que a organização parceira escolhida pela comunidade participe do processo de cadastramento junto ao PNUD, a ser publicado no site JOF (un.org.br) no próximo dia 05/04.

Para mais informações, acesse o edital.

Floresta+ Amazônia   

O Projeto Floresta+ Amazônia recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Com o foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, até 2026 a iniciativa reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais, apoiará projetos de povos indígenas e de comunidades tradicionais, além de fomentar ações de inovação com foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto funciona por meio de quatro modalidades: Floresta+ Conservação; Floresta+ Recuperação; Floresta+ Comunidades; Floresta+ Inovação.   

Translate »