fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

Floresta+ Amazônia atende mais de 390 agricultores familiares na regularização do CAR em Pacajá (PA)

Equipe do Floresta+ e Semas fazendo atendimento durante o mutirão

Durante a última semana de junho, o Projeto Floresta+ Amazônia esteve presente em Pacajá, no Pará, auxiliando agricultores e agricultoras familiares na inscrição ou atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O objetivo da ação foi facilitar a regularização ambiental e incentivando a conservação das áreas de vegetação nativa protegidas por lei.

Foram atendidos 308 homens e 90 mulheres, totalizando 398 agricultores e agricultoras, representando quase 37 mil hectares de área em imóveis rurais atendidos. Os mutirões foram realizados em conjunto com a  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico de Pacajá  e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Agricultora Júlia de Jesus regularizando o CAR para depois aderir ao Floresta+ Amazônia

Para a professora e produtora rural Júlia de Jesus Oliveira, a orientação do Floresta+ Amazônia é essencial para entender a burocracia para validar o imóvel.  “Essa ação é muito importante. Eu mesma precisava fazer, e essa ação veio para facilitar a situação”, comentou. Para ela, a humanização do processo é um diferencial. “Os profissionais do atendimento são bem atenciosos, estão sempre nos orientando.  Isso é bom pra nossa região e os produtores que vivem nela”, enfatizou Júlia. 

Além de inscrição e retificação do CAR, os participantes também puderam se informar sobre o benefício de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O PSA é uma das estratégias do Projeto  Floresta+ Amazônia, em sua Modalidade Conservação, para apoiar financeiramente quem conserva a vegetação nativa.

Translate »