fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

Comitê do projeto para preservação da Amazônia realiza a sua 5ª reunião 

Representantes do Comitê Consultivo do projeto Floresta+ Amazônia (PAC)  participarão de encontro virtual na próxima sexta-feira (25) para o acompanhamento das atividades e para fazer recomendações ao Projeto. O comitê recebe e avalia as informações estratégicas, editais e notas técnicas relevantes ao detalhamento da lógica de implementação do projeto. Nesta semana, será apresentado ao grupo o desenvolvimento das modalidades Comunidades, Recuperação e Inovação. A reunião será realizada na plataforma Zoom, com a participação dos representantes do comitê.

Entre as ações desenvolvidas nos últimos meses, o Projeto+ Comunidades divulgou as listas das entidades habilitadas para apoiar a implementação dos projetos locais das comunidades, e das comunidades que participaram da solicitação de manifestação de interesse de Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais. Já a modalidade Floresta+ Inovação tem realizado bootcamps que preparam jovens para transformar conhecimento em empreendedorismo, além de implementar o programa de aceleração, com foco em pagamentos por serviços ambientais e da economia da floresta em pé. 

O projeto Floresta+ Amazônia tem promovido, ainda, oficinas que integram o Plano de Apoio aos Estados da Amazônia Legal, que prevê, dentre outros, a análise do Cadastro Ambiental Rural nos estados, em parceria com os órgãos competentes. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento das instituições de apoio ao público-alvo do projeto Floresta+, e diminuir o tempo de resposta dos proprietários e possuidores às notificações de análise de CAR, o que contribui para a participação na modalidade Floresta+ Recuperação.

O Comitê Consultivo do Projeto conta com a participação de representantes do governo, da sociedade civil organizada e de entidades de classe. Fazem parte as seguintes entidades: SEBRAE; FUNAI; Comitê Regional para parcerias dos Estados com os Povos Indígenas e outras Comunidades Tradicionais; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Serviço Florestal Brasileiro; Confederação Nacional da Agricultura; Conselho Nacional das Populações Extrativistas; Organização das Cooperativas Brasileiras; ICMBio e o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal.

Esta será a quinta reunião do Comitê Consultivo do projeto Floresta+ Amazônia em 2022 desde o início de sua operação, sendo que a última reunião aconteceu no dia 25 de janeiro de 2022. Periodicamente, o grupo se reúne com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para recomendações e acompanhamento das atividades. O MMA é o órgão que preside o Comitê, e o PNUD é responsável pela secretaria executiva.

Translate »