fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

Ação Conjunta do Floresta+ Amazônia chega ao Marajó, no Pará

Mutirões de atendimento envolveram diversas comunidades do município de Gurupá

Entre os dias 20 e 23/11, o Projeto Floresta+ Amazônia realizou uma maratona de atendimentos às comunidades de Itatupã, Cojuba, Bacá, Pucuruí, Porto do Arojó e Ramal Grande, Rio Chato, Recreio do Jaburu e Bom Jesus, no município de  Gurupá, Arquipélago do Marajó (Pará). A iniciativa faz parte da Ação Conjunta com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Programa Regulariza Pará, e com a prefeitura municipal.

A Modalidade Conservação do Projeto Floresta+ Amazônia tem como objetivo apoiar agricultoras e agricultores familiares com incentivos financeiros pela conservação da vegetação nativa, por meio do instrumento econômico do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O Cadastro Ambiental Rural (CAR) em conformidade com a Lei nº 12.651/2012 é um dos critérios para participar e ser beneficiário/a da iniciativa. A ação valoriza e reconhece o papel dos /as agricultores/as familiares na conservação da floresta.

Cerca de 300 pessoas foram atendidas, entre agricultoras e agricultores, proprietários/as e possuidores/as de pequenos imóveis rurais. Além de regularizar e retificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o público atendido pode receber informações e registrar o interesse em participar da Modalidade Conservação.

Em quatro dias, cerca de 300 pessoas foram atendidas pelas equipes

‘’Durante os dias de atendimento, nossa equipe do Floresta+ Amazônia e técnicos/as da Semas resolveram e auxiliaram o público em relação às demandas de retificação, regularização e validação do CAR. Além disso, também mobilizamos e realizamos o registro das pessoas interessadas em participar da Modalidade Conservação’’, explicou a coordenadora da equipe local do projeto no Pará, Catarina Sanches.

A agricultora Simone Carvalho, da comunidade de Porto do Arojó, foi uma das pessoas atendidas na Ação Conjunta. “Achei ótimo o atendimento, esclareci e tirei dúvidas de muitas coisas. Foi muito importante pra gente poder regularizar direito a nossa terra. Agora, a gente vai atrás do que falta dos documentos. E, ainda, conheci o Projeto Floresta+ Amazônia”, declarou a produtora.

O produtor rural, Francisco Souza, da comunidade de Santa Maria, também conseguiu acesso a todas as informações que precisava e constatou que o CAR do seu imóvel está totalmente regular. “Não está com pendência, está tudo certo com o meu cadastro. Esse atendimento é uma ajuda boa, porque a gente pode ter todas essas informações. Ainda consegui registrar meu interesse em participar do projeto Floresta+ Amazônia”, ressaltou.

Equipe do Projeto Floresta+ Amazônia do Pará e técnicos/as da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

Além da Modalidade Conservação, o Projeto Floresta+ Amazônia está organizado também a partir da Modalidade Recuperação, Modalidade Comunidades e Modalidade Inovação. A expectativa é que, até 2026, seja investido o montante de 96 milhões de dólares na Amazônia Legal, em conservação, recuperação e apoio a negócios sustentáveis e projetos comunitários locais com foco na conservação e na valorização da sociobiodiversidade dos territórios amazônicos.

Translate »