Notícias
Com apoio do Floresta+, INPE promove reunião sobre REDD+ com países da América Latina e do Caribe
Organizado pela ONU e pelo MMA, o evento buscou ampliar a troca de conhecimentos sobre práticas de redução de emissões por desmatamento e degradação

Entre os dias 9 e 12 de dezembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sediou a REDD+ meeting for Latin American and Caribbean Countries (Reunião REDD+ para países da América Latina e do Caribe, em português), encontro promovido pelo Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
Realizada na sede do INPE em São José dos Campos (SP), a atividade reuniu representantes de países participantes do mecanismo de REDD+. Apoiar a Estratégia Nacional de REDD+ (ENREDD+) é um dos componentes do Floresta+ por meio de melhorias em sua estrutura e sistemas de governança.
Intercâmbio de experiências
O evento teve como objetivo fortalecer a troca de experiências entre especialistas sobre temas centrais para a implementação do instrumento que foi criado pela ONU para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por protegerem suas florestas, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e promovendo conservação, manejo sustentável e aumento dos estoques de carbono florestal. As discussões incluíram estratégias nacionais, níveis de referência florestal (FRELs/FRLs), sistemas de informação de salvaguardas e as interações entre o REDD+ e o Artigo 6 do Acordo de Paris, que trata de mercados de carbono.

“O MMA foi uma parte muito importante na negociação de REDD+ e hoje é um dos principais implementadores do instrumento. Há muito aprendizado a ser compartilhado. Nosso papel tem sido de reforçar o papel dos governos e sociedade nessa implementação”, comentou o analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Alexandre Avelino. “Todos saíram com uma impressão positiva do evento e do que foi discutido. Os países continuam em níveis diferentes de implementação, lidando com algumas particularidades de seus povos e territórios, mas podemos dizer que temos alguns grandes temas em comum”, completou.
A reunião também buscou ampliar a transparência e facilitar o entendimento sobre diferentes fontes de financiamento baseado em resultados, como o Green Climate Fund – GCF (Fundo Verde para o Clima), além de identificar oportunidades de colaboração futura entre os países. A programação incluiu apresentações técnicas, mesas-redondas e grupos de discussão.
O INPE é responsável pelos sistemas PRODES, DETER e TerraClass, que integram o Programa BiomasBr e produzem informações essenciais para políticas de proteção florestal no Brasil. Esses dados também subsidiam a elaboração de níveis de referência e relatórios para a implementação do REDD+, fortalecendo a cooperação internacional e ampliando a base técnica necessária para a ação climática global.