pular para o conteúdo

Notícias

Projeto Floresta+ Amazônia e Oikonomos lançam guia inédito para orientar investimentos em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil

Publicação “Onde Conservar e Quanto Pagar?” traz dados estratégicos de custo de oportunidade da terra em nível municipal para subsidiar políticas públicas e ações climáticas.

Reprodução da capa da publicação que será lançada

O Projeto Floresta+ Amazônia, liderado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio da consultoria Oikonomos, lança a publicação “Onde Conservar e Quanto Pagar? Guia de cálculo do custo de oportunidade da terra e da propensão à conservação para orientar programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”. O lançamento será realizado nesta terça-feira (04/11), às 10h (horário de Brasília), em formato online pela plataforma Teams (link aqui!).

Coordenado pela economista Bruna Stein, com a participação de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do Projeto Floresta+ Amazônia, o estudo representa um importante avanço no apoio à implementação de instrumentos econômicos destinados a impulsionar políticas públicas de conservação ambiental e o enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil, oferecendo uma base científica e econômica inédita para apoiar a formulação e execução de políticas públicas nos diferentes níveis federativos. 

O Guia apresenta dados estratégicos sobre o custo de oportunidade da terra para produtores familiares e não familiares, além de realizar uma análise detalhada da propensão à conservação dos municípios e estimar o investimento financeiro necessário para conter o desmatamento e valorizar os serviços ecossistêmicos.

Em um momento importante, marcado pela proximidade da COP30, em que os mecanismos financeiros se consolidam como pilares fundamentais no combate à crise climática, os dados apresentados – em nível municipal e disponibilizados em uma plataforma aberta- fornecem informações cientificamente embasadas. Essa base de dados visa orientar políticas públicas, auxiliar na definição de compensações adequadas e direcionar estratégias financeiras de conservação.

O trabalho é resultado da colaboração entre a Oikonomos e o Projeto Floresta+ Amazônia, uma parceria institucional que traduz evidências científicas em caminhos concretos para valorizar e remunerar quem cuida da floresta. O evento online reunirá especialistas e autoridades para discutir a aplicação do Guia e seu impacto no fortalecimento da agenda ambiental e climática do Brasil.

Crédito: Leonardo Dall’Igna

SERVIÇO

Lançamento da publicação “Onde Conservar e Quanto Pagar? Guia de cálculo do custo de oportunidade da terra e da propensão à conservação para orientar programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Data: Terça-feira I  04 de novembro de 2025

Horário: 10h (Horário de Brasília) 

Link para o acesso: Clique aqui!

Translate »