fbpx
pular para o conteúdo

Notícias

Municípios de Rondônia recebem diretrizes para chamadas públicas para regularização fundiária, ambiental e Ater no âmbito do Programa União com os Municípios

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RO), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEMA/RO), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RO), realizou o Workshop para Divulgação das Diretrizes das Chamadas Públicas do Programa União com os Municípios. O evento reuniu gestores municipais, técnicos e empresas prestadoras de serviços no auditório do CREA/RO, em Porto Velho, no último dia 28/10. O encontro teve o apoio  do Projeto Floresta+ Amazônia.

O objetivo foi detalhar as regras que deverão nortear as chamadas públicas voltadas à contratação de serviços de Regularização Ambiental, Fundiária e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com foco na agricultura familiar e na transparência dos processos de seleção.

Diretor Marcelo Trevisan apresentando os investimentos do Programa União com Municípios

Durante a abertura, o diretor da Secretaria de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, Marcelo Trevisan, destacou a relevância da iniciativa para o ministério e para os municípios. “Esses workshops são fundamentais para garantir que os municípios tenham clareza sobre as diretrizes que orientam a contratação de serviços. A Regularização Ambiental, Fundiária e a Assistência Técnica não são apenas ferramentas administrativas, mas instrumentos estratégicos para fortalecer a gestão territorial e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia e em outras regiões do país”, destacou Trevisan.

A programação contou com apresentação das diretrizes do edital, debates sobre os critérios de seleção, além de espaço para esclarecimento de dúvidas das empresas interessadas em participar dos processos.

Municípios presentes no anúncio de importantes ações de controle do desmatamento no estado

Conexão com a agenda climática e a floresta em pé

O evento também contou com a participação do Projeto Floresta+ Amazônia, implementado pelo MMA em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo Verde para o Clima.  O assessor técnico do projeto, Marcelo Ling, ressaltou o papel da integração entre políticas públicas e atores locais, sobretudo envolvendo os municípios amazônicos.

“O Floresta+ Amazônia tem atuado de forma integrada ao Programa União com os Municípios para ampliar a capacidade de governos locais envolverem agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais em iniciativas que unem conservação ambiental e geração de renda. Por meio destas ações, conseguimos criar pontes entre políticas nacionais e realidades territoriais, fortalecendo o protagonismo municipal na agenda climática, na conservação e na economia da floresta em pé”, afirmou Ling.

Durante a programação do workshop, aconteceu também as entregas de equipamentos para os Escritórios de Governança para o Monitoramento do Desmatamento aos municípios rondonienses que aderiram ao Programa UcM. Os municípios receberam veículos, embarcações, computadores avançados e drones para serem usados nas atividades de controle do desmatamento. Ainda foi anunciado o Curso sobre Técnicas de Monitoramento do Desmatamento e da Degradação, que acontece em em agosto e setembro, em Porto Velho – RO, envolvendo outros municípios, como Buritis, Nova Mamoré, Candeias do Jamari, Cujubim e Machadinho do Oeste.

Próximos passos

As diretrizes apresentadas passam a orientar a elaboração de editais específicos para os municípios rondonienses de Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Porto Velho, que já aderiram ao Programa União com os Municípios. A expectativa é que os editais sejam lançados ainda neste semestre, abrindo espaço para ampla participação de prestadores de serviços locais

Programa União com Municípios (UcM) – Criado em 2023 pelo Governo Federal, liderado pela Secretaria de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA, é uma iniciativa voltada para reduzir o desmatamento, os incêndios florestais e a degradação ambiental na Amazônia Legal. A ação integra o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento (PPCDAm) e apoia os municípios considerados prioritários pelo MMA e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), oferecendo suporte técnico e financeiro para estruturar escritórios locais de governança, implementar regularização ambiental e fundiária, assistência técnica e extensão rural (ATER), recuperação de áreas degradadas e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no âmbito do Projeto Floresta+ Amazônia.

O programa funciona com base em incentivos por resultados, de modo que os municípios que reduzirem suas taxas de desmatamento ampliam o acesso a recursos, financiados principalmente pelo Fundo Amazônia e pelo Projeto Floresta+ Amazônia. Além disso, para aderir ao UcM, os municípios precisam firmar compromissos institucionais, como ter secretaria de meio ambiente ativa, conselho municipal funcionando e apoio de representantes políticos. O objetivo central é fortalecer a gestão territorial e o desenvolvimento sustentável, com foco na agricultura familiar e na sociobiodiversidade da região.

Translate »