fbpx
pular para o conteúdo

Comissão reúne especialistas para avançar na coleta de insumos para o FREL Nacional

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizará, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, a 8ª reunião do Grupo de Trabalho Técnico sobre Mensuração, Relato e Verificação de REDD+ (GTT MRV), com o objetivo de avançar na definição de conteúdo e parâmetros técnicos para o nível de referência de emissões florestais (FREL na sigla original em inglês). A expectativa é que o documento seja submetido à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC na sigla original em inglês), até o 9 de janeiro de 2022 e que, após avaliado por especialistas internacionais, seja utilizado para cálculo de resultados de REDD+ em todos os biomas brasileiros. 

O Grupo vai prover embasamento técnico para o FREL a partir de estudos e dados sobre emissões do desmatamento e da degradação florestal nos diferentes biomas, além da validação de escolhas metodológicas. O desafio é ampliar o reconhecimento dos resultados para os seis biomas brasileiros (Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal), de maneira a tornar o FREL Nacional. O Brasil, desde 2015, acessa recursos internacionais com base em resultados de redução de emissões alcançados apenas nos biomas Amazônia e Cerrado. 

O grupo de trabalho técnico é coordenado pela Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), com o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia. A reunião contará com a participação de especialistas de referência em florestas, monitoramento da cobertura da terra e estimativas de emissões de gases de efeito estufa. São representantes do MMA, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), da Embrapa, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Serviço Florestal Brasileiro, e representantes dos Estados na CONAREDD+, provenientes de biomas que já acessam recursos por meio do REDD+. 

Projeto Floresta+ Amazônia 

O Projeto Floresta+ Amazônia é operado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem como um de seus objetivos apoiar a implementação da Estratégia Nacional para REDD+, que permitirá ampliar o potencial desse instrumento para financiar políticas florestais nos demais biomas brasileiros.

Translate »